Tratamento Térmico
Tratar térmicamente um aço significa aquecê-lo em velocidade adequada, mantê-lo por tempo suficiente para que ocorram as transformações e resfriá-lo em meio adequado para que o mesmo adquira as propriedades desejadas. Os tratamentos térmicos são dividos em duas classes:
- Tratamento Térmico Calórico: São tratamentos térmicos baseados em processos que envolvem o aquecimento das peças somente com calor, sem adição de elementos químicos na superfície do aço.
- Tratamento Termoquímico: São tratamentos onde além de se elevar a temperatura do material, são adicionados elementos químicos na superfície do aço.
Têmpera
O tratamento térmico de têmpera nos aços tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. Neste processo, a região a ser temperada é inicialmente aquecida à temperatura de austenitização e em seguida, é submetida a um resfriamento rápido. A microestrutura resultante é composta predominantemente de martensita, uma fase que apresenta elevada dureza. Após a têmpera o aço passa pelo processo de revenimento para aliviar as tensões internas e não deixá-lo frágil.
Revenimento (Alívio de Tensões)
É o tratamento térmico que obetiva reduzir o nível de tensões residuais, principalmente após uma usinagem de grande retirada de massa e soldagem. Aplicado nos aços temperado imediatamente após a têmpera resulta na modificação da estrutura obtida na mesma gerando uma melhora na ductilidade do material. É um tratamento térmico essencial para a obtenção de um aço que combine alta dureza, tenacidade e a resistência mecânica que tornam este material insubstituível.
Cementação
Tratamento termoquímico que promove o enriquecimento com carbono da camada superficial do aço fazendo-a apresentar uma dureza maior que a do núcleo. Utiliza-se para peças que necessitam de alta dureza superficial, alta resitência a fadiga de contato e peças submetidas a cargas superficiais elevadas.
Recozimento
Termo genérico que indica um tratamento térmico composto de aquecimento controlado até determinada temperatura, permanência nesta temperatura por um certo intervalo de tempo e resfriamento regulado para a finalidade em vista.