Tratamento Térmico

Tratar térmicamente um aço significa aquecê-lo em velocidade adequada, mantê-lo por tempo suficiente para que ocorram as transformações e resfriá-lo em meio adequado para que o mesmo adquira as propriedades desejadas. Os tratamentos térmicos são dividos em duas classes:

Têmpera

O tratamento térmico de têmpera nos aços tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. Neste processo, a região a ser temperada é inicialmente aquecida à temperatura de austenitização e em seguida, é submetida a um resfriamento rápido. A microestrutura resultante é composta predominantemente de martensita, uma fase que apresenta elevada dureza. Após a têmpera o aço passa pelo processo de revenimento para aliviar as tensões internas e não deixá-lo frágil.

Revenimento (Alívio de Tensões)

É o tratamento térmico que obetiva reduzir o nível de tensões residuais, principalmente após uma usinagem de grande retirada de massa e soldagem. Aplicado nos aços temperado imediatamente após a têmpera resulta na modificação da estrutura obtida na mesma gerando uma melhora na ductilidade do material. É um tratamento térmico essencial para a obtenção de um aço que combine alta dureza, tenacidade e a resistência mecânica que tornam este material insubstituível.

Cementação

Tratamento termoquímico que promove o enriquecimento com carbono da camada superficial do aço fazendo-a apresentar uma dureza maior que a do núcleo. Utiliza-se para peças que necessitam de alta dureza superficial, alta resitência a fadiga de contato e peças submetidas a cargas superficiais elevadas.

Recozimento

Termo genérico que indica um tratamento térmico composto de aquecimento controlado até determinada temperatura, permanência nesta temperatura por um certo intervalo de tempo e resfriamento regulado para a finalidade em vista.


Qualidade

Contamos com laboratório equipado com espectromêtro, durômetro e microscópio metalográfico, visando a garantia da qualidade de nossos fundidos.


Na área de tratamento de superfícies, possuimos moderno laboratório de análises químicas para garantir qualidade dos banhos e serviços prestados.

Meio Ambiente

A Zincoeste utiliza 70% da sua matéria prima reciclada estando consoante com os preceitos da sustentabilidade.


Antes do descarte final nas suas linhas de produção, é também realizado um tratamento de efluentes observando criteriosamente os procedimentos exigidos pela lei ambiental.

Contato e Endereço

Telefone: (49) 3433-2068


Email: contato@zincoeste.com.br


Rua Maranhão, 1126. Bairro Castelo Branco.

CEP 89820-000. Xanxerê - SC